O turismo esportivo nunca viveu um boom tão significativo: seu mercado global, em constante expansão, deverá atingir dois trilhões de dólares até 2030. Na América Latina (Brasil incluído, é claro) ele cresce ainda mais rápido, sobretudo quando o assunto é futebol – um movimento em boa parte impulsionado pelos jogadores latinos na LALIGA (a liga de futebol profissional masculino da Espanha).
ACOMPANHE AS VIAGENS DA MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
A informação é confirmada em levantamentos e estudos recentes, como o último relatório do nicho apresentado pela Chubb Seguros (uma das maiores companhias de seguros do mundo, com operações em 54 países e territórios, e seguradora oficial do campeonato de futebol LALIGA na América Latina) no final de 2025.
foto: Mari Campos
O documento, batizado de “A jogada que marca o destino”, mostrou que mais de 5,1 milhões de turistas latino americanos viajaram à Espanha motivados pelo turismo esportivo. E confirmou que o gasto médio deste perfil de turista é 47% maior que o gasto de um viajante convencional.
Assim, a simples experiência de visitar museus de futebol ou assistir a uma partida de futebol em um estádio local vai muito além da paixão pelo esporte, tornando-se importante motor econômico para o turismo local, regional, nacional e internacional.
Segundo o estudo da Chubb, no Brasil, três em cada quatro viajantes afirmam já ter visitado um destino motivados por eventos e experiências esportivas. Além disso, 68% deles dizem ser muito provável que escolham um próximo destinopela possibilidade de vivenciar algo relacionado ao seu esporte favorito ali.
LEIA TAMBÉM: Queridos hoteleiros, não somos ladrões!
.
foto: Mari Campos
.
Paixão pelo futebol
O futebol (embora não seja essa a visão dos grandes clubes) ainda é um esporte que “pertence” aos seus torcedores apaixonados. Gente que paga pacotes especiais de TV e streaming para acompanhar o time do coração, que economiza para comprar entradas para as partidas mais disputadas da temporada e, cada vez mais, que também planeja algumas de suas viagens em torno de campeonatos especiais – como mostra o recente boom do turismo esportivo na Espanha.
ACOMPANHE AS VIAGENS DA MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Foi para ver um pouquinho disso na prática que, no finalzinho de 2025, viajei de Madri a San Sebastián, no País Basco, visitando alguns dos destinos mais gostosos da Espanha através de suas relações com as equipes da LALIGA.E, como disse Lucas Burón, vice-presidente regional de Seguro Viagem da Chubb na América Latina, “viajar motivado pelo futebol é sempre uma experiência emocionante”.
foto: Mari Campos
Ao longo de uma viagem muito gostosa de pouco mais de uma semana, passei por Madri (sede do Real Madrid e do Atletico de Madrid), Oviedo (Real Oviedo), Bilbao (Athletic Club), Santander (R.Racing Club) e San Sebastián (Real Sociedad de Fútbol).
Ao longo desse período, entre diversas experiências in & out sport, a paixão mais impressionante que testemunhei foi a dos moradores de Oviedo por sua equipe principal. Já o movimento mais emocionante em campo foi do Atletico de Madrid e o museu mais incrível foi para mim, de longe, o da fantástica casa do Athletic de Bilbao (que tem até restaurante do chef Fernando Canales lá dentro!).
LEIA TAMBÉM: TENDÊNCIAS DE VIAGEM PARA 2026
E comprovei, na prática, que viajar para acompanhar o futebol espanhol acaba mesmo se tornando uma porta de entrada para diversas outras experiências turísticas incríveis em geral.
foto: Mari Campos
Entre jogos, treinos e museus inteiramente dedicados à história do esporte (incluindo um tour privativo do Santiago Barnabéu guiado por ninguém mesmo que Iván Zamorano, ex-Real Madrid!), tive o prazer de desfrutar também de muita história, cultura, boa mesa (até num restaurante de alta gastronomia dentro de um estádio!) e, é claro, belas paisagens naturais.
No meu grupo de viagem, todos latinos: viajantes do Brasil, Chile, Peru, Equador, México. E é esse mesmo o perfil do turista esportivo de hoje, cada vez mais internacional – e mais latino.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a Espanha recebeu mais de 2,9 milhões de turistas internacionais desde 2023 cuja principal razão da viagem foi assistir uma partida ou participar de algum evento esportivo – uma cifra que vem aumentando cerca de 17% ao ano.
ACOMPANHE AS VIAGENS DA MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
foto: Mari Campos
De acordo com o Observatório Espanhol de Esportes, esse movimento gerou uma arrecadação de mais de 8,3 milhões de euros ao país só em 2024. Números estes que refletem muito bem a crescente importância do esporte também como motor do turismo e da economia em geral.
Não à toa, em datas de jogos importantes, os preços de hotéis e voos disparam, independentemente do destino. E, mesmo assim, o turismo esportivo está vivenciando um período de constante crescimento, consolidado como um dos segmentos com maior potencial para reduzir a sazonalidade turística em diversos destinos.
O “crossover” esportivo também vem como consequência: o Santiago Bernabéu foi recentemente o primeiro estádio de futebol espanhol a sediar uma partida oficial da NFL, atraindo ainda um outro perfil de turista esportivo aos seus espaços.
LEIA TAMBÉM: A MAIORIA DOS RANKINGS DE HOTÉIS NÃO MERECE SUA ATENÇÃO
.
foto: Mari Campos
.
Fenômeno digital
Aparentemente, o boom do envolvimento de turistas brasileiros e latinos em geral com as equipes da LALIGA tem sido também digital:segundo o relatório da Chubb, 67% da presença digital da LALIGA — interações, comentários, menções etc — é proveniente de paísesda América Latina.
ACOMPANHE AS VIAGENS DA MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
“Nas redes sociais, milhões de torcedores compartilham sua paixão. Enxergamos o poder dessas plataformas como um canal essencial para oferecer soluções de segurança adaptadas às necessidades de distintos viajantes”, diz Lucas Burón da Chubb na América Latina.
Nos últimos tempos, a LALIGA deixou de ser apenas um campeonato para se converter em um motor turístico e cultural. “Cada temporada reforça a conexão entre esporte e turismo”, explica Marc Tarradas, diretor para a América do Sul, “e cada novo jogador latino que brilha na Espanha desperta ainda mais vontade de viajar na região”.
foto: Mari Campos
Mas o relatório também faz um alerta: com o crescimento do turismo esportivo no mundo todo, cresceram também os riscos de fraudes digitais em entradas de jogos e pacotes turísticos. São casos nos quais geralmente os cibercriminosos se aproveitam da emoção dos torcedores para praticar golpes que geram perdas financeiras sem quaisquer possibilidades de reembolso.
Isso deixa bem claro que, no caso do turismo esportivo, a paixão não pode ser cega, não. Pesquisar bastante e precaver-se contra golpes e perrengues é sempre fundamental.
LEIA TAMBÉM: O bom planejamento não tira a magia da viagem de ninguém. Pelo contrário.
.
_________
Voei à Espanha com a LATAM Airlines que, além de Madri, chega a outros mais de 20 destinos internacionais com voos diretos desde o Brasil. No aeroporto internacional de Barajas, em Madri, conta com fast track para passageiros voando em Premium Business e acesso liberado a um excelente lounge (inclusive para passageiros com status do Platinum em diante no LATAM Pass). A Premium Business LATAM tem, independentemente da configuração da aeronave, ótimos assentos full flat, entretenimento em telas grandes, amenity kit com designs variados e colecionáveis, menu caprichado e carta de vinhos com belos rótulos sul americanos e champagne francês.
.
________
Durante toda a viagem pela Espanha utilizei um chip internacional da O Meu Chip, que me manteve conectada 100% do tempo, sem perrengues nem interrupções. Há sempre pelo menos 10% de desconto na compra de qualquer chip físico ou esim neste link com o cupom MARICAMPOS.
ACOMPANHE AS VIAGENS DA MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.


