Macri, Vargas Llosa e oito ex-presidentes latino-americanos manifestam apoio a Milei – Notícias

Macri, Vargas Llosa e oito ex-presidentes latino-americanos manifestam apoio a Milei – Notícias

Milei é candidato da chapa La Libertad Avanza
Luis Robayo/AFP – 22.10.2023

Nove ex-presidentes de países da América Latina e o escritor Mario Vargas Llosa assinaram um manifesto em apoio ao candidato presidencial argentino Javier Milei.

A chapa La Libertad Avanza, liderada pelo candidato libertário, que disputa a Presidência com o peronista Sergio Massa, o atual ministro da Economia, compartilhou nas redes sociais um comunicado em que agradece o apoio recebido.

Os ex-líderes Mauricio Macri, Iván Duque, Mariano Rajoy, Jorge Quiroga, Sebastián Piñera, Andrés Pastrana, Luis Fortuño, além dos mexicanos Felipe Calderón e Vicente Fox, assinaram o comunicado em apoio ao libertário.

• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto

No texto, os signatários afirmaram que o candidato governista Sergio Massa representa a continuidade de um modelo econômico “fracassado” que jogou o país “em permanente estagnação durante décadas”.

“O projeto de Massa nada mais é do que o projeto original de Néstor e Cristina Kirchner: alcançar a hegemonia política à custa do orçamento e da punição da oposição”, dizem eles no comunicado.

“Diante desta ameaça, apresenta-se a opção de Javier Milei, um candidato novo na política, com quem sem dúvida temos muitas divergências, mas que acredita nas ideias de liberdade e tem uma visão muito acertada do diagnóstico a respeito dos problemas econômicos do país.”

Debate presidencial na Argentina

Os candidatos à Presidência da Argentina, o peronista Sergio Massa e o libertário Javier Milei, protagonizarão neste domingo (12) o único debate antes do segundo turno, em 19 de novembro. Com um cenário tão incerto, em que a disputa promete ser voto a voto, este será um debate essencial para atrair o eleitor indeciso, segundo analistas.

Marcado para as 21h deste domingo (horário de Brasília), na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), o debate colocará frente a frente os dois candidatos, que tem explorado o medo do eleitor em suas campanhas.

Toda essa segunda fase das campanhas tem sido baseada no medo. A de Massa, no temor do que representa uma novidade política com ideias explosivas como o libertário. Já Javier Milei tem explorado o medo do desastre econômico e social que representa a continuidade do peronismo na figura de Sergio Massa, ministro da Economia.

O destaque do segundo turno tem sido as peças publicitárias produzidas por marqueteiros brasileiros ligados ao PT, que associam uma vitória de Milei a armas e fim de direitos.

Massa aposta no medo de que Milei seja a anarquia completa e a instabilidade; já Milei aposta no medo de que a Argentina continue no mesmo caminho que a deixou em uma crise econômica infinita e uma possível futura crise de segurança.

Copyright © Estadão. Todos os direitos reservados.

Previous articleAtraso em processo de legalização ameaça agravar crise de imigração…
Next articleEstadão realiza seminário sobre papel do Supremo nas democracias com presença de ministros da Corte